Bula "Gratia Bona" | Pela qual erguemos a Arquidiocese Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro

Gratia Bona

BULA PONTIFÍCIA
GRATIA BONA
PELA QUAL ERGUEMOS A ARQUIDIOCESE 
METROPOLITANA DE SÃO SEBASTIÃO 
DO RIO DE JANEIRO

IOANNIS PAULUS Pp. II
ROMANUS EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI

A quantos lerem esta BULA,
paz da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo
e fé na missão católica de pastorear o Povo de Deus.

Da Cátedra do Príncipe dos Apóstolos, que por providência divina recebemos, nós, que sucedemos o Bem-Aventurado São Pedro, nos atentamos aos anseios e necessidades do povo de Deus espalhado por todo o orbe terrestre. 


Dado o crescimento robusto de meus ministros, como também, as pendências pastorais locais, somos mais uma vez invocados a desempenhar este santo serviço, tendo por intenção principal a extensão do serviço pastoral daquilo que já vem sendo realizado neste imenso território, para o auxílio da igreja de Deus, que está no Brasil. Agindo como coadjutora na edificação do Reino de Deus, sobretudo com o exemplo pastoral que congrega a Arquidiocese de São Paulo, salientamos a importância de uma evangelização pautada nas Letras Evangélicas e no Santo Magistério da Igreja.


Por isso, no uso autoridade a nós imbuída, INSTUÍMOS, DECLARAMOS, DEFINIMOS e EDIFICAMOS a Arquidiocese Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, no estado federativo homônimo, no país supracitado. A mesma província eclesiástica deverá ser instalada com todas as prerrogativas já previstas em nosso direito canônico. Envio como Legado Papal para a presidência da celebração de instalação da nova arquidiocese o Eminentíssimo Cardeal Enrico Rivera, Camerlengo da Câmara Apostólica. De igual maneira, envio como Legado Papal para a instalação e organização documental da nova arquidiocese o Eminentíssimo Cardeal Angelo Baglioni, Secretário de Estado do Vaticano. Por fim, em similar, reconheço como digno Legado Papal para a presidiência da celebração de posse do novo Arcebispo Metropolitano o Excelentíssimo Bispo Eduardo Martinez Somalo, Núncio Apostólico para o Brasil.


Dessa forma, chegando esta bula ao conhecimento de todos, suplicamos e exortamos a Igreja de Deus, presente nessa grande metrópole, a acolher esta grande notícia com expressa alegria, preparando assim a instalação com todo zelo necessário. 


Rogamos a Deus, nosso Senhor, e a sua Santíssima Mãe Maria, o auxílio necessário para todos aqueles que colaborarão com este santo serviço. Confiamos a São Sebastião, valente guerreiro em defesa da Santa Igreja, todos os desempenhos pastorais, espirituais e coletivos que se valerão os incardinados na nova Arquidiocese Metropolitana.


Dado em Roma, junto de São Pedro, no dia 31 de Maio do Ano Santo da Fé de 2024, o primeiro de pontificado.

Ioannes Paulus Pp. II 





Postagem Anterior Próxima Postagem