Ao dileto Jose Saraiva, até aqui Prefeito da Sacra e Suprema Congregação do Santo Ofício, saúde e bênção Apostólica. 

Desta Cátedra da Diocese de Roma, a quem fui empossado pelo poder do Espírito Divino, como Pontífice Máximo da Igreja de Deus, volto meus olhos como pai misericordioso para com todo o Orbe Católico, em modo especial ao povo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Achando-se a Arquidiocese vacante após a renúncia de nosso irmão, Leonel Correa, foi necessário nomear para estes desígnios um epíscopo que com os dotes necessários para tal encargo pudesse assumir aquela grei e prosseguir o seu rebanho.


Assim, depois do parecer da Congregação para os Bispos e tendo a concessão divina para esta ação, no uso de nossa suprema autoridade apostólica, NOMEAMOS-TE Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, com todos os direitos e prerrogativas deste ofício ao qual foi confiado.


Sejas tu, querido filho, acolhido por todos os irmãos residentes naquela porção de povo de Deus, e que com o ardor de Cristo em vosso coração possa se sustentar nas lutas noite e dia pela evangelização e pela Igreja.


Por fim, que sejas tomado posse na cátedra que a ti foi confiada e sejam emitidas três  atas para que sejam guardadas uma em nossos Arquivos, outra na Arquidiocese e consecutivamente outra para a Nunciatura Apostólica. 


Me despeço invocando a gloriosa intercessão da mãe de Deus por ti e pelos seus.


Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, no dia 13 do mês de junho do ano da graça do Senhor de dois mil e vinte e quatro, primeiro de nosso pontificado.


+ Innocentivs Pp.

Postagem Anterior Próxima Postagem